Política editorial

ARRUAR zine é uma publicação produzida pelo projeto de extensão Rua em Transe, uma iniciativa vinculada aos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design da ESDI, a Escola Superior de Desenho Industrial da UERJ. 

Como um zine digital produzido e editado na ESDI, ARRUAR zine busca articular e difundir narrativas em múltiplas linguagens que permitam repensar a produção da cidade a partir de práticas coletivas e individuais que se colocam desde a rua, o espaço público, o chão. Buscamos publicar reflexões, relatos, ensaios, manifestos e visualidades que provoquem os imaginários e fomentem debates sobre os rumos e os possíveis das cidades a partir de poéticas, críticas e políticas contra-hegemônicas: fazer cidade, dizer cidade, pensar cidade na chave da multiplicidade e para além dos consensos estabelecidos.

Atuamos desde a universidade, porém a política do zine propõe rachar barreiras institucionais e publicar narrativas de qualquer proveniência. Desejamos que este seja um espaço aberto às práticas e territórios periferizados ou subalternizados pela lógica colonial, seja do ponto de vista territorial, cultural ou étnico. Como ação extensionista, acreditamos que a universidade deve ser ocupada por corpos e linguagens que façam deste um lugar de encontro e mistura de saberes, bem como de construção contínua de novas práticas democráticas.

Produções acadêmicas também são bem-vindas, mas como uma “rua da academia”, convidamos nossos colegas a arruar suas produções, a desviar do viés produtivista dos sistemas de pontuação e da normatividade textual como único caminho da produção científica universitária e que muitas vezes obliteram a dimensão criativa e estética da produção de conhecimento. Pretendemos ainda que este seja um espaço para divulgação de experiências de extensão que tenham a cidade como tema de reflexão e atuação.

FORMATOS E ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

SÃO ACEITOS:

• Ensaios entre 2.000 – 4.000 palavras

• Formatos experimentais mais curtos entre 500-2.000 palavras pertinentes à temática da chamada (contos, poemas, manifestos, relatos, projetos, entrevistas, etc.)

• Ensaios visuais com legendas (ensaios fotográficos, histórias gráficas, etc.)

• Peças multimídia (audiovisual)

• Outros formatos poderão ser aceitos, de acordo com sua pertinência ao tema e viabilidade de publicação na interface digital do zine.

DIRETRIZES PARA ENVIO:

Ensaios textuais e Formatos experimentais: Formate os trabalhos em arquivo .docx. Citações e legendas de imagens podem ser utilizadas. Indicar no texto a posição das imagens numeradas (ex.: imagem 01, 02, etc.) e enviar as imagens em arquivo separado. Sugere-se que as referências bibliográficas e de internet constem ao final do texto e, caso considere necessário, indique a referência no corpo do texto através do sistema (AUTOR, data).

Ensaios visuais: Serão aceitos os formatos jpeg, png ou svg – Formatos livres, preferencialmente na proporção 16:9 (Widescreen).

Peças multimídia: Envie um arquivo original de áudio (mp3) ou vídeo (mp4 ou avi) com o texto que o acompanha em um documento separado (arquivo docx).

Imagens (para todos os tipos de envios): Sugere-se que as imagens tenham boa qualidade (pelo menos 300 dpi). Caso a imagem não seja de autoria da autora ou autor, deve-se apresentar a sua permissão de utilização, a não ser que a mesma seja de domínio público e/ou tenha sua fonte referenciada (por exemplo: conta pública de instagram, site de acesso livre, etc.).

EQUIPE EDITORIAL:

Gabriel Schvarsberg | Coordenação editorial

Paula de Oliveira Camargo | Coordenação editorial

Fabiana Duffrayer | Coordenação editorial

Gabriel Rodrigues de Assis | Desenvolvimento web

João Pedro Durán | Conteúdo, design gráfico, UX, desenvolvimento web

Dejan Meireles de Andrade | UX, desenvolvimento web

Rolar para cima